facebook

Siga nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/livrosfichados

13 maio 2015

PUBLIQUE-SE A LENDA: A HISTÓRIA DO WESTERN

MATTOS, A. C. Gomes de. Publique-se a Lenda: a História do Western. Rio de Janeiro: Rocco, 2004. 220 pp.

"Também conhecido como Horse Opera ou Oater, o western foi considerado por muito tempo como o 'cinema americano por excelência'. Este gênero conta, de um modo heroico ou crítico, a conquista do oeste dos Estados Unidos e o difícil nascimento da nação americana." (p.13)

"O western é um folclore americano: uma mitologia que depende mais da fantasia do que da história." (p.14)

"Billy the Kid foi sem dúvida uma figura notória, (...) porém, (...) tornou-se um ladrão de cavalos insignificante, até que Pat Garret o matou." (p.14)

"O confronto de dois homens face a face raramente ocorria na vida real. Ninguém sacava a arma rapidamente: cada qual já partia de revólver em punho e pronto para enfrentar o adversário." (p.15)

"Os índios raramente atacavam os fortes e caravanas - somente carroças solitárias e extraviadas. Na realidade, acidentes ou doenças eram muito mais mortais do que os pele-vermelhas." (p.15)

"Outros participantes do desbravamento do Oeste foram os negros. Milhares de afro-americanos trabalharam no território a oeste do Mississípi, como vaqueiros, fazendeiros, soldados da cavalaria e xerifes. Não obstante, a literatura, o folclore e o cinema durante muito tempo os tornaram invisíveis." (p.16)


"As tradições cinematográficas algumas vezes produzem um efeito mais duradouro do que as tradições autênticas que copiam." (p.16)

"Os filmes de Oeste, é claro, não têm o monopólio dos anacronismos, porém estes são muito frequentes no gênero." (p.17)

"O traço definidor do gênero é o conflito elementar entre civilização e selvageria. Este conflito básico é expresso através de uma variedade de oposições: Leste contra Oeste, cidade contra sertão, ordem social contra anarquia, indivíduo contra comunidade, inocência contra corrupção, pioneiro contra índio, professora rural contra dançarina de saloon e assim por diante." (pp.17-18)

"Mais tarde, vários romancistas exploraram as possibilidades ficcionais de uma variedade de tipos e ambientes do Oeste (...)." (p.21)

"Os melodramas teatrais, as canções folclóricas, a imprensa sensacionalista e organizações como a Agência Pinkerton de Detetives (muito ativa na perseguição de vários bandidos do Oeste, notadamente Jesse James e Buth Cassidy), também ajudaram a popularizar os personagens do western, transformando-os em verdadeiras instituições nacionais." (p.21)

"No Tempo das Diligências marca uma data e uma etapa decisiva na história do western. Respeitando todos os temas dramáticos do gênero, Ford os enriqueceu com um conteúdo moral, social e psicológico, conferindo-lhes uma dignidade intelectual e artística."
"Foi a realização deste filme que, segundo muitos críticos, teria criado todos os clichês do gênero. Entretanto, o filme apenas reúne um espaço (...), acontecimentos (...), e sobretudo uma galeria de tipos (...) que fazem parte da tradição do western - não há nada de novo. A mestria de Ford consiste na composição dramática de elementos conhecidos." (pp.35-36)

[seleção por Fábio Elionar]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao citar trechos de livros, coloque-os entre aspas e indique o número da página (entre parênteses).